quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Bora curtir o carnaval Pernambucano???

Troças,frevo,maracatu...
Não importa o ritmo,seja de dia ou a noite o povo pernambucano é pra lá de animado quando o assunto é carnaval,quem nunca viu pela tv ou leu em algum lugar a respeito do nosso carnaval?somos um povo irreverente,alegre e criativo,bom basta ver nas imagens :






A folia do Carnaval de Pernambuco começa muito antes do carnaval, e acontece de forma mais forte principalmente nos bairros do Recife Antigo, em Recife, e na Cidade Alta em Olinda, e em pequenos focos no restante da cidade. Ritmos comuns são o frevo, a ciranda e o maracatu.
O carnaval de Olinda ostenta dezenas de bonecos gigantes, sendo o mais conhecido deles o Homem da Meia-Noite, que está nas ruas desde 1932 e é responsável por dar início, oficialmente, às zero hora do sábado de Zé Pereira, ao carnaval olindense. Além dos tradicionalíssimos blocos e troças que percorrem suas ladeiras, embalados pelo ritmo contagiante do frevo. São exemplos destes a Pitombeira dos Quatro Cantos, fundada em 1947, quando um grupo de rapazes desfilou pelas ruas da Cidade Alta cantando e empunhando galhos de pitombeira; e o Elefante de Olinda, fundado em 1952 por um grupo de rapazes da Cidade Alta, que durante o Carnaval saíram pelas ruas com um elefante de porcelana cantando uma música improvisada em homenagem ao animal. A grande concentração destes blocos e troças se dá na frente da Prefeitura Municipal, onde pode-se encontrar o maior número de foliões por metro quadrado.
No Recife o carnaval tem sua abertura com a saída do maior bloco carnavalesco do mundo, o Galo da Madrugada, no sábado pela manhã. No bairro do Recife Antigo, começa a tarde com feirinhas de artesanato e apresentações de grupos percussivos, entre outras atrações. Seguindo, logo mais à noite, uma agenda de shows que são realizados em palcos espalhados por todo os bairros do Recife e região metropolitana, onde acontece simultaneamente a realização do RECBEAT, o carnaval da juventude alternativa recifense. Na noite da segunda-feira, no Pátio do Terço, é realizada uma das manifestações mais emocionantes da cultura negra no nordeste, a Noite dos Tambores Silenciosos, pontualmente a meia-noite.
No interior, algumas cidades têm seus carnavais típicos, como Nazaré da Mata, com o Maracatu de Baque Solto, Bezerros, com os Papangús, Pesqueira, com o Carnaval dos Caiporas e a folia dos Caretas, em Triunfo, no Sertão pernambucano, entre outras.
O carnaval pernambucano tem como característica principal a democratização da brincadeira. Os foliões participam intensamente das manifestações, sem a necessidade de uma distinção por mortalhas ou abadás. O Recifolia foi uma tentativa de inserir este lado da cultura baiana das micaretas no calendário de eventos pernambucano, sendo extinto no ano de 2004.







Este ano o grande homenagiado da festa ´LUIS GONZAGA,
 A homenagem a Gonzagão conta ainda com uma música tema - "Galo, Frevo e Folião, da dupla Nuca e Eriberto Sarmento e interpretada por Josildo Sá-, escolhida entre doze concorrentes do concurso que o Galo promoveu no início do ano.Grandes sucessos do Rei do Baião, como “Pagode Russo”, “Xote das Meninas”, “Riacho do Navio”, "Respeita Januário", entre outros, também entram no repertório dos 25 trios elétricos que irão compor o desfile de 2012.


 BOM CARNAVAL A TODAS,
    GRANDE ABRAÇO!!!!!

2 comentários:

  1. Oi Dinha, tudo bom!?!?
    Quanta gente e quanta festa.
    Realmente o Carnaval de vocês e super falado e eu li outro dia que o carnaval de Recife e o de Olinda ainda são considerados folias puras,festa pelo simples prazer de se divertir.
    Nem preciso perguntar o que você fez neste feriado..srsrsr
    Bjs minha querida e boa folia pra você.

    ResponderExcluir
  2. Carnaval bem animado esse!Parabens deve realmente ser lindo!
    Tal como me pediu vou coloca-la sim nos meus favoritos...
    bjs e resto de uma boa semana
    nina

    ResponderExcluir

Fico muito feliz quando leio seus comentarios...